domingo, 1 de maio de 2011

Técnica de Curativos, Cicatrização e Controle de Infecção
Pequenas dicas úteis para o profissional de enfermagem aplicar durante um curativo.
Os pacientes portadores de feridas ulcerativas, cirúrgicas ou traumáticas apresentam um aumento no tempo de internação. A conduta terapêutica de uma lesão cutânea não deve ser restrita em fazer ou trocar simplesmente um curativo, é imprescindível que se faça uma avaliação holística e integrativa do paciente.

Um bom curativo começa com uma boa preparação do carro de curativos, deve-se verificar a validade de todo o material a ser usado, a qual deve ser totalmente limpo e estéril. Na dúvida da esterilidade do material, considera-se não estéril e deve ser descartado. Além disso, verifique também se os pacotes estão bem lacrados. Depois disso, realize um preparo do paciente, que deve ser avisado dos procedimentos a serem realizados na troca do curativo, que será simples, mas um pouco desconfortável, lembre-se: os curativos não devem ser trocados na hora das refeições e muito cuidado sempre com a integridade física e moral do paciente. Sempre que possível informe o paciente da melhora da ferida, esse método ajuda na colaboração dele durante a troca do curativo que será mais rápida e eficiente. Depois de sua higiene pessoal, faça uma limpeza da pele próxima à ferida. Faça isso com uma solução que contenha sabão, desengordurando assim a área, além de melhorar a fixação do curativo à pele. Evite os movimentos vaivém e limpe sempre a área menos contaminada para a mais contaminada. Remova as crostas e alguns detritos com cuidado, lave a ferida com jatos de soro fisiológico. Utilize jatos de PVPI aquoso para feridas infectadas .Fixe o curativo com atadura ou esparadrapo (nos locais indicados). Durante o processo do curativo, deixe as pontas das pinças para baixo, evitando a contaminação.

Tipos de Curativos:

I)Curativo Limpo
Ferida limpa e fechada
O curativo limpo e seco deve ser mantido oclusivo por 24 horas, após este período, a incisão pode ser exposta e lavada com água e sabão;
Utilize PVPI tópico somente para ablação dos pontos

II) Curativo com Dreno
Sempre realize primeiro o curativo de menor contaminação e sempre deve-se fazer o curativo do dreno separado da incisão. Curativo com drenos está relacionado com a quantidade de drenagem, por isso deve ser mantido limpo e seco. Na existência da incisão limpa e fechada, o curativo deve ser mantido oclusivo por 24 horas, após este período pode ser exposta e lavada com água e sabão. Sistema de drenagem aberta, devem ser mantidos ocluídos com bolsa estéril ou gaze estéril por 72 horas.
Evite usar como meio de evitar mobilizações dos drenos materiais que enferrujam facilmente e propiciam a colonização do local. Os drenos de sistema aberto devem ser protegidos durante o banho.

III) Curativo Contaminado
O curativo deve ser limpo e seco.
O número de troca dos curativos deve ser sempre que estiver úmido para evitar colonização. Proteger o curativo durante o banho. Limpe a ferida mecanicamente com solução fisiológica estéril.Material do portal www.publisaude.com.br
Fonte: www.angelfire.com.
Escrita por profissional de enfermagem
Resumo: Redação DCM Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário